20 de maio de 2015

Eu Sou Deus | Pedro Chagas Freitas

20 de maio de 2015

Estabeleci parceria com a Chiado Editora, assim como outros bloggers também já o fizeram. 
Foi-me  então dado o privilégio de escolher um livro ao meu gosto e optei pela obra "Eu Sou Deus" de Pedro Chagas FreitasO nome não vos deve ser estranho, ele é o autor daquele livro lido por todos: "Prometo Falhar". Confesso que nunca o li mas ouvi maravilhas por parte de quem o leu e tinha curiosidade em conhecer alguma obra do autor e esta foi a oportunidade!

"Quando se ama, naquele exacto segundo em que se ama, tem de se acreditar que é para sempre. Mais: tem de se ter a certeza de que é para sempre. Amar, mesmo que por segundos, mesmo que por instantes, é para sempre. E é isso, essa sensação de segundos ou de minutos ou de dias ou de horas ou de anos ou meses, que é para sempre. Ama. Ama por inteiro. Ama sem nada pelo meio. Ama, ama, ama, ama. Ama. Porque é só por aquilo que te faz perder a respiração que vale a pena respirar."


Pedro Chagas Freitas é um dos escritores portuguesas da nossa actualidade, e com este livro de crónicas faz-nos pensar sobre imensos assuntos da nossa sociedade com uma linguagem muito acessível e irreverente. Quando o comecei a ler achei um tanto ou quanto confuso, pensei: "mas ele está sempre a repetir o mesmo", só que à medida em que vamos avançando nas páginas torna-se cada vez melhor e compreende-se o efeito das tantas repetições.


"Não deixes nenhum abraço por dar, nenhum sorriso a apertar. Vai à tua vida e sê, na tua vida, a vida de quem vive na tua vida. Sê Ele para quem te é tudo. Sê Deus para quem te dá, todos os dias (muito mais do que quem te deu o corpo para respirar), a vida. É quem está à tua volta que te dá a vida: que te faz vivo. E és o Deus de quem te ama e te quer como quem te ama e te quer te é Deus. Não hesites em ajoelhar e em ser ajoelhado, em orar e em ser orado. Vai ser Deus."


Confesso que nem todos os textos me prenderam de igual modo, mas em alguns só me apeteceu esfregar o livro na cara de algumas pessoas para ver se abrem os olhos. É isso que se consegue com este livro, abrir os olhos, ver as coisas tal como elas são, não ter medo de sentir algo mau e perceber que é a realidade e quem diz que não sente, mente!

"Não é por falta de valores que estamos a morrer. Nem sequer é por falta de valor. Não é pela economia, pelas finanças, pela educação. Muito menos pelo governo, pelos políticos, pelos salários monstruosos dos alguns de cima face aos salários igualmente monstruosos dos todos de baixo. Não. Não é por isso que estamos, enquanto sociedade, a morrer. E é isso que, todos os dias, me está a mortificar.A falta de respeito é o problema do mundo. Respeito por mim, por ti, pelo cego que canta e pede esmola, pelo gato vadio que se atravessa numa estrada. Já não há respeito. Já não há respeito porque tudo deixou de nos dizer respeito. É tudo distante, é tudo lá - e nunca cá. E a sociedade global que nos venderam como uma aldeia global é, na verdade, uma sociedade visceral - uma sociedade de trampa. A aldeia global, apesar de unir (e eu e o mundo estamos à distância de um clique), aparta - aparte irreversivelmente. E eu e o mundo, apesar de estarmos à distância de um clique, não passamos disso - não passamos de estar à distância de um clique."


"Sim: inveja da boa. Há mesmo inveja da boa. Inveja que faz andar,que faz mexer, que faz fazer. Inveja de quem faz o bom - e é só a inveja de quem faz o bom que cria o excelente.E é só a inveja de quem cria o excelente que cria a perfeição."


Aconselho este livro, nem que não o leiam todo, podem tirar proveito de algumas palavras para a vossa vida. Alguns excertos podem ser exactamente o que estão a sentir no momento.
Não é um livro de auto-ajuda, mas que ajuda, ajuda!

"Um dia vai deixar de haver amanhã. Um dia vais acordar e já não podes acordar. É bom que acordes antes desse dia."


Já conheciam o livro ou o autor?
Boas leituras!

12 comentários:

  1. Obrigadooo :D Acho que lhe dá assim um ar mais minimalista :D

    Adorei a crítica e creio que será um dos próximos livros que vou pedir!!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Super interessante! :D

    Love, Maria
    marieroget.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Fizeste-me querer esse livros.
    Bjs

    omeuoutroladoeu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. *
    Está a decorrer, no meu blogue, até dia 16/06, um passatempo para quem gosta de escrever e ganhar mimos. Participa!

    ResponderEliminar
  5. Já ouvi falar muito bem desse livro, mas ainda não o li... Agora fiquei a desejá-lo! Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt | facebook | GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  6. Obrigada! ♥
    Li o "Prometo Falhar" e adorei! Adorava ler esse!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Por acaso nunca li nenhum livro desse autor, parece interessante!
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Engraçado é esse mesmo livro que estou a sortear. Eu adorei-o! Todos deviam de o ler pelo menos uma vez na vida!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE // BLOG'S GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  9. Ahahah, eu também dou graças a Deus por o meu cartão não ser Visa e por não ter PayPall caso contrário era o cabo dos trabalhos ahahah :P

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. que interessante, não conhecia :)

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

House Of Blondie © 2014